Olá! É comum eu receber pedidos de atividades para adolescentes. Especialmente para aqueles que ainda não estão alfabetizados. Talvez você tenha esta mesma dúvida então preparei este post com muito carinho para compartilhar a minha experiência. Espero que seja útil! 🙂

imagePara começar precisamos estar cientes que, assim como a criança, o adolescente pensa sobre a escrita e formula hipóteses. Compreendido isto é necessário adaptar as atividades, que geralmente são utilizadas com as crianças, para o adolescente.

Segue uma lista:

1 – A primeira adaptação que faço é reduzir ou até mesmo eliminar objetos muito coloridos do espaço. Geralmente o adolescente fica incomodado ao entrar em um espaço “infantil”.

2 – Alfabeto móvel: retiro o EVA colorido e apresento fichas escritas em computador.

3 – A massa de modelar, que é excelente para escrita de letras e palavras, troco por escrever com argila ou massa somente com uma cor. A branca, geralmente, eles gostam bastante.

4 – Nas atividades impressas não coloco imagens infantilizadas.

5 – A leitura é de acordo com o interesse deles. A revista Mundo Estranho é bem aceita.

6 – Se o adolescente já está trabalhando procuro saber como é o seu trabalho e então as atividades de escrita e leitura envolvem o trabalho dele.

7 – Atividades de escrita e leitura de panfletos, notas fiscais, recibos. Inclusive uma visita a um comércio é interessante.

8 – Placas com nomes de bairros, cidades, procurar os nomes em mapas. Fazer um tour pela cidade e ajudá-los a se localizar no mapa.

9 – Escrever um diário (As meninas gostam mais!…rs).

10 – De uma maneira geral eles gostam muito de atividades que envolvam experiências. Visitar um laboratório será demais!!!

11 – Por fim, talvez seja a melhor dica, é que trabalho com o PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental). Este programa não trabalha alfabetização, mas estimula os adolescentes a pensarem com mais eficiência.

Encerro este post com a expectativa de que eu tenha de alguma maneira contribuído. Então deixe um comentário para eu saber,  ok?!!!

Um forte abraço.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

11 comentários em “Atividades para adolescentes

  1. Amei suas dicas, vou por em prática várias delas.

  2. Muito bom e útil ,também tenho dificuldades em achar atividades para adolescentes obrigada.

  3. Jaqueline e Sonia, além do amor que tenho pelo meu trabalho, são comentários iguais aos de vocês que me fazem continuar. Bjs

  4. Isis Sampaio Moreira on said:

    Adoro suas dicas, sempre dando oportunidades de por em práticas mais atividades prazerosas.
    Não costumo postar comentários, mas sou assídua de suas informações. Obrigada por seu compromisso com a Educação, te admiro por isso.
    Bjs
    Isis

    • Solange Moll on said:

      Isis, que bom que desta vez você deixou um comentário!!! É importante para mim saber se as informações que posto por aqui são úteis para vocês. Volte sempre!!! <3

  5. Ótimas dicas! Parabéns pela criatividade e principalmente humildade em compartilhar. Abraços!!

  6. E esses ícones rsrs, são automáticos?

  7. Eu trabalho na Educação Especial e trabalhei com uma adolescente um diário, que realmente foi muito bom pois, minha aluna não se interessava pela escrita e pela leitura por ser muito tímida com essa iniciativa obtive um bom resultado.

  8. ADOREI A AS DICAS
    ESTOU COMEÇANDO NA SALA DE LEITURA HJ SOU PEDAGOGA E FIZ PSICO INSTITUCIONAL, VOU PRECISAR MUITO DE AJUDA POIS AQUI VOU ALFABETIZAR ADOLESCENTES.
    NÃO TENHO NEM UMA EXPERIENCIA MAS AMO SER PROFESSORA ESTOU NA REDE A 27 ANOS SEMPRE COM CRIANÇAS

  9. maria da penha guerra on said:

    poxa obrigado pelas dicas.
    sempre trabalhei com crianças em fase de alfabetização 04 a 05 06 e 07 anos, mas a demanda vem sendo diferente e como trabalho com crianças de reforço, vem aparecendo recentemente crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e confesso que não estou sabendo lidar com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *