Dominó Aliteração

Dominó Aliteração

Oie!!!

Já abordamos em várias publicações a importância da consciência fonológica para a alfabetização. Neste post estamos trazendo uma sugestão para instigar a aliteração que é a habilidade de identificar sons iniciais iguais (sílabas ou fonemas).

A ideia essencial é a de que a análise explícita das palavras em unidades fonológicas é indispensável para compreender o código alfabético e, através disso, aprender a ler. (ALEGRIA, LEYBAERT e MOUSTY , 1997 apud CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2007, p. 25).

Oferecer jogos e brincadeiras que instiguem essa habilidade são excelentes. Especialmente, se a criança estiver apresentando dificuldade de aprendizagem. Sendo assim, vamos a proposta que trouxemos para vocês hoje. <3

Sugestão de Uso:

Distribuir igualmente as peças do dominó entre dois jogadores.

O jogador que ficar com a peça que tem a imagem de uma /BALANÇA/ dá início ao jogo.

Os jogadores deverão unir peças do dominó com sons/sílabas iniciais iguais.

Exemplo: BAlança com BAteria.

Ganha o jogo quem ficar sem nenhuma peça primeiro.

Por hoje é isso! Até o próximo post <3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 5. ed. São Paulo: Memnon, 2007.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 20 peças para o jogo “Dominó de Aliteração “. É enviado por e-mail.

Comentar

Deixe um comentário