Encontre os Erros

Encontre os Erros
Compartilhe

Oie!!!
É comum no início do processo de construção da escrita as crianças escreverem letras e números ao contrário. Quem trabalha com crianças em alfabetização vê isso com muita frequência. Temos inclusive um artigo no qual explicamos possíveis motivos para isso acontecer. Se você tiver interesse em saber clique em: escrita espelhada.

Precisamos compreender que a criança que está em processo de construção da escrita faz suas tentativas de acordo com o que ela já sabe. E, muitas vezes, o seu saber não é valorizado. Ou, o que é pior, suas tentativas de escrita consideradas como erro. É preciso nos vigiarmos, ficarmos atentos as nossas ações com as crianças.

O sujeito que conhecemos através da teoria de Piaget é aquele que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia e trata de resolver as interrogações que este mundo provoca. (FERREIRO e TEBEROSKY, 1999, p. 29) 

Então se a escrita espelhada faz parte da construção da escrita não precisamos fazer nada? Também não é bem assim! Precisamos mostrar a direção correta das letras e, há casos, em que é preciso fazer uma intervenção mais direta para que a criança integre o conhecimento da orientação espacial das letras. Hoje o jogo que trouxemos tem este objetivo.

Sugestão de uso:

Escolha três letras que a criança costuma escrever ao contrário e entregue para ela as cartelas com essas letras. Peça para ela observar a direção das letras que estão na margem superior em destaque e falar o nome/som. Em seguida pintar a parte interna da letra que está em branco. Depois reproduzir a letra com massinha de modelar/argila. Por fim, procurar e circular as letras que estão ao contrário em cada cartela. 
Variação: colocar todas as cartelas em uma sacola ou caixa. Cada criança pega uma cartela e, ao seu sinal, todas procuram e circulam as letras que estão ao contrário o mais rápido que conseguirem. Faz ponto quem achar primeiro. Ganha o jogo quem fizer três pontos primeiro.

É isso! Um forte abraço!!!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERREIRA, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo pdf com 26 cartelas do alfabeto maiúsculo + 26 cartelas do alfabeto minúsculo para o jogo: “Encontre os erros”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *