Letra x som
Compartilhe

Oie!!! Hoje a sugestão é para estimularmos a percepção da relação fonema x grafema. Recursos com este objetivo é fundamental para crianças que estejam em processo de alfabetização e, ainda mais recomendável, se elas estiverem apresentando escrita com hipótese pré-silábica ou silábica. As crianças serão encorajadas a perceberem os sons das palavras e relacioná-las as letras, facilitando, desta maneira, a construção da escrita.

[…] são pesquisas na perspectiva psicogenética que esclarecem as hipóteses que a criança vai formulando em seu processo de conceitualização da escrita; mas, para avançar em suas hipóteses, atingindo o processo de fonetização da escrita, a criança se baseia na cadeia sonora da fala e suas relações com os grafemas.[…] (SOARES, 2016, p. 234)

No nosso site temos outros jogos com este mesmo objetivo, o que é muito bom porque precisamos repetir os estímulos de maneiras diferentes para promovermos o conhecimento, não é mesmo? Como sugestão, para quem ainda não conhece, fica o jogo: Bingo Fonema x Grafema.

Agora vamos a explicação do recurso que trouxemos hoje. 🙂

Sugestão de uso:

Promovam uma discussão sobre o nome da letra/som que aparece em destaque na margem superior de todas as cartelas.

Em seguida a criança deve escolher uma cartela, procurar e circular/apontar todas as figuras que tenham em seu nome a letra/som que está em destaque. Pode estar no começo, meio ou final da palavra. Uma boa estratégia é dar ênfase ao som que precisa ser localizado. Exemplo: /AAAAA/.

Variação: Colocar as cartelas em uma caixa. Cada criança pega uma cartela e começa a procurar as figuras que tenham em seu nome a letra/som que está em destaque. Nas cartelas podem ter de 2 a 7 figuras para serem encontradas. Sendo assim, a criança que pegar uma cartela que tenha mais figuras com a letra/som que está em destaque e, também, conseguir encontrá-las, faz 1 ponto.

Ganha o jogo quem chegar a 5 pontos primeiro.

É isso! Bjs

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique abaixo para adquirir o arquivo pdf com 26 cartelas para o jogo: “Letra x som”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *