Pesque e Leia

Pesque e Leia

O-lá!

Hoje vai ter jogo com PDF grátiiiis!!! Uhuuu!!

Porém, antes, quero falar com vocês sobre um tema que talvez gere polêmica: a letra cursiva. E quero falar sobre isso porque, depois de muitos pedidos, o jogo que estou compartilhando gratuitamente tem uma versão em letra caixa alta e outra versão em letra cursiva.

Quero expressar meu pensamento sobre a obrigação que algumas escolas trazem em relação à letra cursiva. Entendo que a letra cursiva ainda precisa ser ensinada no sentido de informação. Porém, a letra é particular. É preciso respeitar a subjetividade de cada criança e deixar que escolham a sua forma de se expressar. Eu, por exemplo, escrevo com letra script. E daí?!

As crianças devem ser preparadas para o mundo e não para a escola, certo? Sendo assim, não entendo a obrigação da letra cursiva porque, geralmente, o único lugar que ainda se utiliza a letra cursiva é na escola e no rótulo de algumas marcas de produtos. Eu não queria falar Coca-Cola… Mas já falei. Rsrs.

Sem contar crianças com dificuldade motora tendo um tempo absurdo despendido em treinar a letra cursiva quando muitas outras habilidades poderiam estar sendo desenvolvidas. Em minha opinião, é um sofrimento desnecessário!

Como diz Celso Antunes (2003, p. 18):

“Os estímulos são o alimento das inteligências.”

Então, vamos “alimentar” nossas crianças com estímulos que realmente vão promover diferenças no desenvolvimento cognitivo e convívio social.

Agora, como falei no início deste texto, considero importante que a escola ainda apresente a letra cursiva às crianças. Como sempre, os jogos e brincadeiras podem ser utilizados para isso! Porém, obrigar uma criança a escrever com esta ou aquela letra… Não! O importante é que a criança consiga desenvolver a leitura e a escrita para compreender e se comunicar com o mundo que a cerca.

Agora vamos a explicação do jogo?!

Sugestão de Uso:

Coloque as figuras de peixes em uma bacia com areia. Disponibilize um tabuleiro para cada criança.

Cada criança, na sua vez, “pesca” um peixe da bacia. Se pescar um peixe que tem cabeça verde, deve procurar no tabuleiro o nome de um objeto. Após ler, deve pintar de verde. O mesmo procedimento deve ser feito se “pescar” um peixe que tenha cabeça rosa, porém, deve pintar de rosa o nome de um alimento.

Ganha o jogo quem pintar primeiro toda uma linha. 

Gostaram do jogo? 

Contem pra mim 😉

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF contendo: 02 tabuleiros com palavras escritas em letra caixa alta, 02 tabuleiros com palavras escritas em letra cursiva, 10 fichas de peixes com cabeça verde, 10 fichas de peixes com cabeça rosa, 01 embalagem, instruções de uso.

 

2 Comentários

  • CLÓRIS MARIA DA CUNHA BRITTO Publicado 15 15-03:00 junho 15-03:00 2022 11:38 AM

    Achei extremamente pertinente as colocações.Compartilho desse pensamento.Precisamos preparar as crianças para o mundo. O único lugar que utilizam letra cursiva é na escola. Despendem esforços enormes para treiná -la e deixam de desenvolver outras habilidades fundamentais.

  • Marlene dos Santos Araujo Publicado 15 15-03:00 junho 15-03:00 2022 7:54 AM

    Seus jogos são maravilhosos!
    Obrigada Sol.

Comentar

Deixe um comentário