Risque e Forme uma Palavra

Risque e Forme uma Palavra
Compartilhe

Oie!!!

Lembram do jogo Risca Sílabas que compartilhamos com vocês? O recurso que trouxemos hoje é parecido, porém, traz algumas diferenças. O “Risca Sílabas” tem uma variedade de sílabas maior. No entanto, o “Risque e Forme uma Palavra” traz possibilidade de construção de várias palavras. Cada quadro é possível formar no mínimo duas palavras. Maravilha isso, não é mesmo?

Bom, a semelhança que há entre o Risca Sílabas e o jogo de hoje é que os dois têm sílabas, pretendem estimular o processo de construção da escrita e também podem servir para uma avaliação. Muitas vezes buscamos uma ferramenta que nos ajude a verificar o nível de conhecimento da criança quando ela já está ali na nossa frente. Sim, um jogo pode ser muito útil para conseguirmos identificar aspectos cognitivos da criança, o que ela já sabe, o que precisa aprender e , especialmente, o seu modelo de aprendizagem.

Por ser o jogo inerente ao homem, e por revelar sua personalidade integral de forma espontânea, é que se pode obter dados específicos e diferenciados em relação ao Modelo de Aprendizagem do paciente. […] (WEISS, 2007, p. 79)

Sendo assim, vocês podem utilizar este jogo como uma forma lúdica de estimular a alfabetização, maaaas também é possível aproveitá-lo para observar as escolhas que a criança faz, a maneira que lida com a frustração, se faz tentativas, a coordenação motora fina no lançar do dado e segurar o lápis, o olhar, a posição do corpo, se permanece concentrada durante o jogo, além de identificar algumas sílabas que ela já conhece. Enfim, aproveitem o momento do jogo para conhecer mais sobre a criança. Certamente, isso irá contribuir muito na escolha da mediação e recursos mais assertivos. OK? #partiujogar

Sugestão de Uso:

Distribuir um tabuleiro para cada jogador e canetinhas ou lápis.
Cada jogador, na sua vez, joga o dado, procura em seu tabuleiro um quadro que tenha a mesma cor que foi sorteada. Forma uma palavra com as sílabas disponíveis no quadro. Pode ser objeto, animal ou fruta. Em seguida, risca o quadro.
Ganha o jogo quem riscar primeiro uma linha inteira.

Encerramos com o desejo que este jogo contribua muuuuito. Amamos receber feedback de vocês.

Um forte abraço, fiquem bem!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS (enviado por e-mail) contendo: 1 tabuleiro + 1 dado para o jogo “Risque e Forme uma Palavra”.

Compartilhe

1 Comentário

  • Marilza Savieto Pompeu Publicado 15 15-03:00 abril 15-03:00 2021 7:54 AM

    Adorei a proposta do jogo. Estimula e contribui para o aprendizado da leitura e escrita.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *