Vogais Roubadas

Vogais Roubadas

O-lá!

Como assim, roubaram as vogais?! O que a gente não inventa para instigar a leitura das nossas crianças, não é mesmo?… Rsrs!

Aqui no Brasil, com as particularidades de cada região, sabemos que nem sempre o meio onde a criança vive possibilita acesso a livros. Muitas vezes é somente na escola que as crianças terão esta oportunidade. Porém, se a escola é um espelho do sistema no qual ela está inserida, certamente, em muitas localidades, os professores não terão à sua disposição os recursos que gostariam para instigar a leitura de seus alunos.

[…] sistema de ensino, seja público seja particular, reflete sempre a sociedade em que está inserido. A escola não é isolada do sistema socioeconômico, mas, pelo contrário, é um reflexo dele […]. (WEISS, 2007, p. 17, grifo do autor)

Já vi muitos professores, eu, inclusive, tirando do próprio bolso dinheiro para comprar livros para fazer rodas de leitura.  E olha que eu moro em Blumenau-SC, uma região considerada a “Europa Brasileira”.

Bom, apesar desta realidade, seguimos o nosso trabalho sempre lançando sementes que possam contribuir para despertar o desejo de leitura das nossas crianças.

Para o jogo “Vogais Roubadas” eu escrevi textos curtos, engraçados, em forma de poema e tirei as vogais de algumas palavras. O objetivo é despertar o interesse pela leitura e estimular a interpretação de texto. Vamos ver a explicação?

Sugestão de Uso:

Comece dizendo para a criança: “Vamos brincar de detetive?”.

Em seguida, peça para ela escolher uma cartela.

A criança lê o texto e tenta descobrir quais vogais estão faltando nas palavras que estão escritas em azul. Estas são as “vogais roubadas”.

Após, confere a resposta na carta-gabarito.

Finalizo manifestando o meu desejo de que as crianças gostem muito de ler os textos e de descobrir as “vogais roubadas”.

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo 15 cartelas com textos curtos em forma de poema, 15 cartas-gabarito, 01 embalagem e instruções de uso. É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 😉

Comentar

Deixe um comentário